Anúncios publicitários.

Em anúncios publicitários, os autores organizam os textos e as imagens de forma a persuadir o leitor a comprar, a adquirir o produto e, de certa forma, usam os recursos da língua para convencer o leitor de que o produto é realmente bom.


O anúncio com orações substantivas.

Da mesma forma, com o intuito de envolver o ouvinte, letras de músicas também são construídas com orações que se sucedem e tocam o sentimento, as emoções das pessoas.


Victor e Leo – Capa do CD.

Muitas dessas letras são formadas por uma sequência de orações substantivas. Na letra da música “Borboletas”, de Victor e Léo, há orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Escute e leia a letra abaixo e identifique as orações.

Música Borboletas:

Percebo que o tempo já não passa    Oração subordinada substantiva objetiva direta
Você diz que não tem graça amar assim  Oração subordinada substantiva objetiva direta
Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
Parecido com borboletas de um jardim
Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém  Oração subordinada substantiva objetiva direta
Dividido entre dois mundos
Sei que estou amando, mas ainda não sei quem  Oração subordinada substantiva objetiva direta

[refrão]
Não sei dizer o que mudou  Oração subordinada substantiva objetiva direta
Mas, nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu   Oração subordinada substantiva objetiva direta
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu


Como reconhecer uma oração subordinada.

Respostas!



Anastásia, a escrava.

 

Leia este texto abaixo:

Anastácia

Ninguém sabe se ela existiu ou se foi apenas mito. Mas o fato é que a imagem da escrava Anastásia é cultuada por uma legião de fiéis. No século XXI, o explorador francês Étiene Victor Arago desenhou uma ex-princesa de origem banta com uma espécie de mordaça de folha-de-flandes e uma corrente de ferro no pescoço. Dizia-se que Anastácia fora torturada por ter lutado pela liberdade. Tendo se recusado a cumprir ordens, havia sido brutalmente ferida. Tantos castigos a teriam purificado.
Classifique sintaticamente as seguintes orações do texto:

Subjetiva, Objetiva direta, Objetiva indireta, Predicativa,
Completiva nominal ou Apositiva

a) se ela existiu

b) se foi apenas mito

c) que a imagem da escrava Anastásia é cultuada por uma legião de fiéis

d) que Anastácia fora torturada

Respostas!


Diga se estas frases estão certas ou erradas:

1. Em "O importante é que todos sejam felizes" e "É importante que todos sejam felizes", as orações destacadas funcionam como subordinadas substantivas subjetivas.

( ) Certa
( ) Errada

2.Em "Todos nos pediram que dançássemos novamente", a oração destacada classifica-se como subordinada substantiva objetiva direta.

( ) Certa
( ) Errada

3.Das frases "Ele falou: eu te amo"; "Não preciso de você: gosto viver isolado"; "Sabendo que havia roupas novas na loja, quis ir vê-las: era maluca por vestidos novos"; "Fez duas tentativas, aliás, três. Nada conseguiu" e "Havia apenas uma maneira de não a trair: falar a verdade" há somente uma oração subordinada substantiva apositiva.

( ) Certa
( ) Errada

4. Em "Nunca me esqueci de que você precisou de mim um dia" e "Tenho aversão a que me traiam pelas costas", a primeira oração destacada denomina-se subordinada substantiva objetiva indireta, e a segunda, completiva nominal.

( ) Certa
( ) Errada

5. Dos períodos "A grande falha do ser humano é eximir-se de solidariedade”, mantendo os cortesãos" e "É preciso que eu receba os elogios e as críticas que fazem de mim", somente uma das frases destacadas é subordinada substantiva.

( ) Certa
( ) Errada

6. Em "O padre destacou a necessidade de sermos amantes da natureza", a oração destacada é subordinada substantiva objetiva indireta.

( ) Certa
( ) Errada

7. Em "Um dos mandamentos é este: amar o próximo", a oração em destaque classifica-se como substantiva apositiva.

( ) Certa
( ) Errada

8. Em "O ser humano que não comete erros geralmente nada faz de útil", a oração em destaque classifica-se como subordinada substantiva predicativa.

( ) Certa
( ) Errada

9. A oração subordinada substantiva subjetiva e a subordinada substantiva predicativa só existem a partir de estruturas com verbos de ligação.

( ) Certa
( ) Errada

10. A oração subordinada substantiva objetiva indireta e a subordinada substantiva completiva nominal deverão ser sempre iniciadas por preposição.

( ) Certa
( ) Errada

Respostas!




Roberto Carlos – CD.

Na letra de Como é Grande O Meu Amor Por Você, música de Roberto Carlos, há orações subordinadas substantivas objetivas indiretas cuja preposição “de” está omitida, mas que a norma culta da língua portuguesa indica o seu emprego sempre após o verbo esquecer, pois quem esquece, esquece de algo. Veja a letra e ouça a música no site http://vagalu.me/BR8ztj e depois identifique as orações objetivas indiretas.

Para se sentir mais seguro e exercitar um pouco mais seus conhecimentos, acesse os links abaixo e teste seus conhecimentos até aqui adquiridos.

http://www.jackbran.pro.br/exercicios/exercicios_sintaxe2.htm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/interacao/quizfo13.shtml